
O inusitado da forma, dos volumes, das texturas, trabalhados cegamente com diversos materiais oleosos, todos brancos ou incolores, sobre o papel branco, sofrendo a ação do acaso, da incerteza, da liberdade, nos traços e preenchimentos, tornando-se o reflexo de uma criação mental sem as referências habituais da cor e da forma propriamente ditas. Quase cegamente, supondo equilíbrio e harmonia sobre o que não pode ser controlado pelo sentido da visão. As distorções e irregularidades desse devaneio vem à tona provocadas novamente pelo acaso, incerteza e liberdade da revelação: partes isoladas agora são vistas. A ação da aguada, em diversos tons, amarrota o papel, toma conta de lugares que não são pensados. O liquido ora repelido, ora absorvido, como num jogo vai compondo com o que estava invisível, criando outra nuance, revelando ou escondendo qualquer pretensa intenção. O trabalho, por fim, se vale da falta de controle objetivo sobre o que está sendo impresso no suporte, ora porque não enxergo, ora porque não pinto e sim deposito a cor. Aqui caberia um princípio Zen adaptado ao ato de pintar: sou eu que pinto o quadro ou é ele que me pinta, envolvendo todos os elementos que se articulam na sua execução de forma equilibrada e presente mesmo na ausência? A busca desta sutileza, deste lampejo, de como dar um tiro com arco diretamente no centro alvo com os olhos vendados, e atingir resultados plásticos e estéticos convincentes motivam minha pesquisa.
Texto muito bem redigido, mas sou obrigado a responder ao teu autoquestionamento sobre um princípio Zen adaptado ao ato de pintar: é tu que pinta o quadro Betinho!!!!Não tem como ele te pintar!!!Apesar de um embasamento totalmente Zen, isso é impraticável no mundo real. Não pode!!!Ô Betinho, sempre "viajando!!!"hehehehehe!!!brincadeirinha!Parabéns pela exposição e com certeza a visitarei. Não prometo no dia da inauguração, mas irei te parabenizar pessoalmente e prestigiar sim!Grande abraço!
ResponderExcluirParabéns pela pesquisa empenho e dedicação nas técnicas das texturas e suas manualidades.
ResponderExcluirE aí cara, estava pesquisando sobre artistas que trabalham com desenho e acabei te encontrei na web. Bacana, assim pude conhecer o teu trabalho. Parabéns pelo resultado, e pela peculiaridade do processo criativo.
ResponderExcluir